10 momentos de um show histórico

09/05/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

09/05/2014

34 músicas. Mais de 2h30 de duração. O Pearl Jam nunca faz um show igual ao outro e com as performances solo de Eddie Vedder, é óbvio, não seria diferente: os covers, o setlist e os momentos inesquecíveis das três apresentações em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de maio, foram tão distintos que os fãs que pagaram para ver mais de um show certamente não se arrependeram. A Noize esteve presente no segundo deles, em um Citibank Hall que parecia climatizado com algum elemento encantado, posto que nunca seu pé direito foi tão alto nem sua acústica tão boa, e testemunhou o próprio Eddie dizer “Se fossemos surfistas, estas seriam nossas melhores ondas”.

Logo no início, um dos integrantes da produção (todos usando jalecos de cientistas) pediu silêncio, “não falem, não filmem, não fiquem no celular, vivam o momento, don’t be a dick”, o que foi respeitado quase o tempo inteiro, do início ao fim, da abertura com Glen Hansard ao clímax de um Eddie comunicativo e acolhedor, como em uma apresentação dentro de casa. Diante da impossibilidade de traduzirmos o inexpressável, selecionamos 10 momentos dessa noite incrível.

*

1. O início. Eddie na guitarra e sozinho no palco homenageia Daniel Johnston com “Walking the Cow”, já parte do repertório de covers do Pearl Jam. A canção foi o primeiro momento Sean Penn da noite, já que faz parte da trilha do longa Dead Man Walking (1995), por ele protagonizado, e o segundo momento Daniel Johnston: Glenn já havia prestado seu tributo ao tocar “Devil Town”.

2. Ukulele Songs: depois da guitarra, foi a vez de Eddie abraçar o ukulele e relembrar o disco de 2011, seu segundo álbum solo.

3. Deixados de lado o ukulelê e a guitarra, é a vez da viola. Com ela nos braços, Eddie toca “Throw Your Arms Around Me”, do Pearl Jam, e engata em “uma música que na verdade não é minha, é do Pete [Townshend]”. Depois de afirmar que ela está mais para “we are one” do que para “I’m one”, dedica o clássico homônimo a todos os presentes e reverencia The Who em um dos mais emocionantes momentos do show. (Eddie foi convidado a cantar a canção com a banda no clássico show beneficente para o Teenage Cancer Trust no Albert Hall, em 2008).

5. Eddie manda quatro Pearl Jams seguidos. “I Am Mine”, o primeiro hit, empolga a galera de forma inédita até então.

6. Depois de vermos Eddie empunhar a guitarra novamente para encerrar a sequência de Pearl Jam com “Wishlist”, vemos o cenário mudar. Uma tenda e uma fogueira surgem no palco e é possível sentir que é chegada a hora de Into the Wild (2007), seu primeiro álbum solo, trilha do filme homônimo, conhecido aqui como Na natureza selvagem (2007). É o segundo momento Sean Penn, diretor do longa adaptado do livro de1996, escrito por Jon Krakauer, baseado nas viagens de Chris McCandless. É no clima do filme que nos sentimos enquanto Eddie toca quatro canções em sequência: “Far Behind”, “Setting Forth”, “Guaranteed” e “Long Nights”.

7. Chega a hora do esperado cover de The Beatles, “You’ve Got to Hide Your Love Away”. A canção é parte da trilha do filme I am Sam (2002) – estrelado por, vejam só, Sean Penn –, que tem apenas músicas do Fab Four na trilha. Quando Penn não obteve os direitos para incluir as canções originais no filme, solucionou a questão com covers. Além de Eddie Vedder, nomes como Aimee Mann, Ben Folds e Nick Cave estão no disco.  Para deixar o momento ainda mais emocionante, Eddie Vedder surpreendeu com uma gaita de boca.

8.  “Picture in a Frame”, do Tom Waits, na voz de Eddie Vedder, um dos covers que ninguém esperava, mas todo mundo amou. Precisa dizer mais alguma coisa?

9. Com o Ukulele nas mãos, Eddie pergunta se alguém na plateia gosta de The Clash. Um tal de Marcelo gosta, e sobe no palco para acompanha-lo em uma versão inédita de “Should I Stay Or Should I Go”.

10. Para o único bis, “Hard Sun”, o cenário se transforma em um oceano. Com a guitarra em punho, como um guitar hero, transita pelo palco enquanto Glenn o acompanha na viola. Termina o show de luz acesa, como o Pearl Jam costuma fazer.

Confira o setlist completo: 

1- Walking the Cow (Daniel Johnston)
2- Trouble
3- Dead Man
4- Can’t Keep
5- Sleeping By Myself
6- Without You
7- Soon Forget
8- Light Today
9- Throw Your Arms Around Me
10- I’m One (The Who)
11- Speed of Sound
12- I Am Mine
13- Man of the Hour
14- Wishlist
15- Far Behind
16- Setting Forth
17- Guaranteed
18- Long Nights
19- You’ve Got to Hide Your Love Away (The Beatles)
20- Unthought Known
21- Picture in a Frame (Tom Waits)
22- Future Days
23- Masters of War
24- Porch
25- Sleepless Nights
26- Sem título
27- Society
28- Falling Slowly
29- Last Kiss
30- Should I Stay or Should I Go (The Clash)
31- Off He Goes
32- Open All Night
33- Better Days

Bis

34- Hard Sun
No domingo (11/5) e na segunda (12/5), é a vez do Rio. Ainda há ingressos para as duas noites.

Tags:, , , , , , , , , , , ,

09/05/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE