The Beatles e os compactos flexi natalinos

25/12/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

25/12/2014

O Natal era a época perfeita para os Beatles retribuírem o carinho dos fãs com lembranças em vinil flexível. Durante os anos 60, eles lançaram anualmente compactos de 7” conhecidos como flexi discs com covers de outros artistas ou versões acústicas de composições originais, sempre acompanhadas de uma mensagem da banda para os fãs do Reino Unido e dos Estados Unidos. Os discos de vinil eram enviados para alguns membros de fã-clubes oficiais britânicos e, às vezes, americanos.

Uma das causas dos flexi discs ficarem tão famosos nos anos 60 foram os Beatles. Feitos de vinil ou de plástico finos, esses compactos são, como o nome já diz, flexíveis e encantaram a época por sua portabilidade. A produção é barata e o resultado final é maleável o bastante para ser vendido com revistas e dobrado sem problemas. NME e Melody Maker eram publicações norte-americanas que costumavam divulgar músicas novas para os leitores com flexi discs que vinham na capa. Aos poucos, as agulhas dos toca-discos ficaram cada vez mais pesadas, diminuindo a vida útil dos flexis e aumentando a popularidade dos compactos “hard vinyl” (“vinil duro”).

*

flexi disc

Pelo baixo custo de produção, a distribuição desses discos era, em grande parte, gratuita. É por isso que hoje em dia flexis dos anos 60 são raros, pois eram vistos como produtos “descartáveis”. Caso você tenha um em casa e queira vender, lembre-se que esse tipo de disco vale muito mais se for vendido junto à revista ou papel que veio embalado.

Nos anos 50, quando esse formato de disco surgiu primeiramente no Reino Unido e na antiga União Soviética, a solução que os russos encontraram para a escassez do vinil na época foi fabricar discos feitos de raio-X, chamados de “bone music”. Eles eram extremamente baratos e maleáveis, como os flexis. Falamos dos discos feitos de raio-X neste post sobre bolachões fabricados a partir de materiais inusitados.

tumblr_inline_mrzngeYng01qz4rgp

Muitas vezes, os flexis disc não vêm nem recortados como um disco, mas como uma folha quadrada com os sulcos em círculo. A principal fornecedora desse formato, Eva-tone Soundsheet, cessou sua produção em 2000, mas hoje em dia, principalmente agora quando o disco de vinil está voltando com tudo, se encontram alguns lançamentos em flexi disc à venda na internet.

Entre muitas risadas, os compactos flexíveis dos Beatles não são gravações sérias, mas cartões de Natal musicais descontraídos com mensagens de amor dos integrantes. Em 1970, quando o grupo já não existia mais, foi lançada em vinil a compilação From Then To You (Reino Unido) ou The Beatles’ Christmas Album (EUA). Os Beatles continuariam eternos em LPs, já que os flexis não durariam muito. Ouça abaixo as gravações natalinas completas, de 1963 a 1969, que tornaram os Beatles uma das primeiras bandas a apresentar os flexi discs ao mundo.

Tags:, , , , , , , ,

25/12/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE