As bandas novas do NME Awards

15/01/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

15/01/2014

O NME Awards 2014 anunciou hoje a lista de indicados ao prêmio que será entregue no próximo dia 26 de fevereiro. Já estamos familiarizados com o Arctic Monkeys, Palma Violets, Haim, Arcade Fire, Phoenix, Vampire Weekend e as outras bandas que estão concorrendo, mas e os grupos da categoria Melhor Banda Nova, você conhece?

Chvrches

*

chvrches nme awards

Cinco bandas concorrem nessa categoria: Chvrches, Courtney Barnett, Drenge, Jagwar Ma, Swim Deep e Wolf Alice. Entre esses grupos, o trio do Chvrches (se pronuncia Churches) liderado por Lauren Mayberry é o que mais vem crescendo e ganhando visibilidade. 2013 foi o ano deles: lançaram o EP “Recover EP” no início do ano, o disco “The Bones of What You Believe” chegou em setembro e no final do ano eles apresentaram um cover de Janelle Monáe – que assistiu em pé a apresentação – no Billboard Women In Music.

No evento, o Chvrches fez exatamente o que a gente espera de um cover: manteve a essência do single de Janelle Monáe ao mesmo tempo que conseguiu agregar o som da banda à música: muitos sintetizadores e a voz doce de Lauren. O tom dançante de “Tightrope” deu espaço ao tom intimista das músicas do Chvrches, como você assiste na performance da música logo abaixo:

Courtney Barnett

courtney barnett nme awards

A australiana de olhos verdes na foto acima é Courtney Barnett, uma guitarrista que escreve músicas inteligentes sobre seu cotidiano, como os benefícios da masturbação, as pequenas crises nas relações amorosas modernas e os perigos da jardinagem. Sua performance no CMJ Music Marathon foi uma das mais elogiadas do evento que reuniu shows de novos músicos.

Em outubro do ano passado, ela lançou o EP duplo “A Sea of Split Peas”, que reúne as músicas de seus dois EPs: “I’ve Got a Friend Called Emily Ferris” e “How to Carve a Carrot into a Rose”. Os riffs como o do single “History Eraser” lembram as criações simples mas envolventes de Kurt Cobain. Mesmo não sendo uma rapper, o jogo de palavras que Courtney cria em suas músicas é muito bom. Deve ser por isso que ela se saiu tão bem nesse cover de “Black Skinhead”, música de Kanye West:

Drenge

drenger nme awards

Os irmãos Loveless formam o duo Drenge, que lembra pelos vocais o som do Black Keys e pelo instrumental o som do White Stripes. Se você gosta de Arctic Monkeys, é possível que também curta o Drenge. A banda é bem crua mesmo: guitarra e bateria, sem efeitos digitais. Assim eles conquistaram o público no show que fizeram no festival Glastonbury, um dos maiores eventos de música do mundo atualmente.

O disco homônimo de estreia foi lançado em agosto do ano passado pelo selo da Infectious Records, a mesma gravadora do álbum de estreia do Alt-J. “Nothing” é um dos singles de “Drenge” e você assiste ao clipe da música logo abaixo:

Jagwar Ma

jagwar ma nme awards

As batidas dançantes dos anos 80 estão sendo ressuscitadas pelo Jagwar Ma. A banda ainda está em busca de seu próprio estilo, que por enquanto mistura o rock psicodélico – à lá Tame Impala – com o eletrônico de grupos como The Knife e Disclousure. “Howlin” é o primeiro disco de estúdio deles, lançado ano passado.

O grupo já tem um fã bem especial: Noel Gallagher. “Não vamos voltar com o Oasis porque estamos muito ocupados falando sobre o Jagwar Ma”, disse o ex-Oasis à revista NME em abril do ano passado. As influências do Jagwar Ma ficam evidentes na homenagem que eles fizeram ao Nirvana na rádio francesa Oui FM, como você assiste no vídeo abaixo. O Jagwar Ma está na nossa seção Bandas que Você Não Conhece Mas Deveria, clique aqui para conhecer mais o som da banda.

Swim Deep

swim deep nme awards

O Nirvana é uma das inspirações do quarteto acima. Adicione muito indie ao som de Kurt Cobain e você terá o Swim Deep. 2013 foi o ano de lançamentos da banda: o EP “Sun On My Back” saiu em maio e no mês seguinte o disco “Where the Heaven Are We” chegou às lojas.

Apesar do primeiro álbum ser um bom trabalho de estreia, onde o quarteto inglês mostra suas influências, nos próximos lançamentos eles terão que fortalecer mais seu som próprio se quiserem continuar ganhando visibilidade. Abaixo você assiste ao clipe de “King City”, um exemplo da mistura de letras românticas do vocalista Austin Williams com sintetizadores.

Wolf Alice

wolf alice nme awards

Segundo os caras do Wolf Alice, o som da banda é “rocky pop”. Depois do single de estreia, “Leaving You”, o grupo lançou a poderosa “Fluffy” e a mais intimista “Bros”. Em novembro do ano passado, chegou o EP “Blush EP” com quatro músicas inéditas: “Blush”, “She”, “Nosedive” e “90 Mile Beach”.

As músicas um tanto distintas uma da outra – compare “Fluffy” e “Bros” – fazem com que fãs de the xx ao Elastica gostem do som deles. Esse é o objetivo da vocalista Ellie Rowsell: “Eu sou fã das bandas que nunca escrevem uma mesma música duas vezes”, disse ela. A voz doce de Ellie com o instrumental mais pesado da banda aparecem no cover de “Roar”, da Katy Perry, que você confere abaixo:

Nós reunimos os cinco finalistas ao prêmio de Melhor Banda Nova do NME Awards 2014 na play-list abaixo pra você escolher o seu candidato preferido. A dupla do Drenger ficou de fora da nossa play-list por não ter nenhuma música na plataforma Rdio, mas você ouve a música “Face Like a Skull” deles logo abaixo da play-list. Quer saber todos os indicados do NME Awards? Então clica aqui.

Tags:, , , ,

15/01/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE