Free Pussy Riot: Ativistas falam sobre força da campanha online Free Pussy Riot

17/08/2012

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

17/08/2012

_por Gaía Passarelli

*

UPDATE: Divulgado no início desta tarde de sexta-feira, o veredicto oficial condenou as cantoras em dois anos de prisão.

Simonne Jones, musica e artista plástica norte-americana, e John Renaud, um dos organizadores da petição online Free Pussy Riot, falam sobre a importância da mobilização no caso das garotas russas presas por “vandalismo”. E mandaram um playlist com musicas pra você ouvir nessa sexta-feira, data em que júri russo decidiu que elas são culpadas. O que pode render até 3 anos de prisão.

Qual a importância de ter gente como Madonna e Peaches falando sobre o julgamento das garotas do Pussy Riot?

Simonne: É mostrar que artistas ao redor do mundo se importam com a causa e que elas não estão sozinhas nesse julgamento. Nós estamos com elas, encorajando e dando apoio.

De onde o apoio mais inesperado veio?

John: Dos jovens. Eu não vejo a minha geração, especialmente os mais jovens, sendo pouco preocupados politicamente com qualquer coisa. Eles são bastante apáticos. Mas de repente os acontecimentos devem estar falando com todos esses jovens de cerca de vinte anos de alguma forma, porque eles não foram [até o centro de Berlim onde o vídeo “Free Pussy Riot foi filmado] apenas para ver a Peaches. Eles queriam mostrar uma voz. Recebemos todos esses vídeos de jovens ao redor do mundo. Foi bastante surpreendente ver os jovens interessados em agir novamente. Por um tempo pareceu que todo mundo estava apenas acomodado. Eu espero que essa energia tenha futuro.

As autoridades russas rejeitaram uma petição anterior, está prendendo apoiadores do Pussy Riot nas ruas de Moscou e até expulsou integrantes da Anistia Internacional da embaixada russa nos Estados Unidos. Que tipo de mensagem isso passa?

Simonne: Que eles reprimem a imaginação humana com punições extremas, usam prisões para lidar com críticas ou idéias contrárias, violando a autonomia intelectual de seres humanos. Em outras palavras, reprimem o direito de pensar por nós mesmos e dividir nossas idéias e sonhos. A Rússia não é uma ilha isolada, a globalização está crescendo exponencialmente e afeta a todos nós.

Qual sua expectativa para o veredicto?

John: Eu não tenho certeza. Eu gostaria de ser otimista e dizer que tudo vai acabar com uma fiança, mas o sistema judicial russo é corrupto e não foi até o momento justo com as réus. Então porque mudaria agora? O juri e os juízes ridicularizam o sistema judicial. Eles deveriam estar sendo julgados, não elas.

Playlist, por Simonne Jones e John Renaud

“Only a pawn in their game” – Bob Dylan

“Strange Fruit”- Billie Holiday

“Killing in the Name” – Rage Against The Machine

“Declare independence” – Bjork Björk /strong>

“The Call Up”- The Clash

“Decepticon” – Le Tigre

“Who am I to Feel So Free” – MEN

@gaiapassarelli é jornalista e apresentadora da MTV

Tags:, , , ,

17/08/2012

Revista NOIZE

Revista NOIZE