Invasão à Toca do Bandido | Pt. 1

10/11/2013

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Lidy Araujo

Por: Lidy Araujo

Fotos:

10/11/2013

Fotos: Rafael Rocha

Pra chegar à Toca do Bandido, você segue para o Atanhangá, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde propriedades com grandes jardins formam condomínios habitados por celebridades globais. O estúdio, famoso pelas obras-primas que saíram de lá, faz parte deste cenário, que tem como plano de fundo a Floresta da Tijuca.

*

Visitamos o lugar numa quarta-feira que amanheceu nublada,deixando à mostra apenas os cumes dos morros à volta. Chegamos perto do meio-dia e, assim que o portão se abriu, avistamos o grafite de Marcelo Ment, que reproduz a imagem do produtor brasileiro Tom Capone, o bandido desta história, que fundou o estúdio em 2002, dois anos antes de sofrer um acidente de moto fatal em Los Angeles, na saída da festa do Grammy, ao qual havia concorrido.

O convite pra entrar é uma experiência que chega a lembrar a de Alice ao chegar ao País das Maravilhas. Você aceita, atravessa uma varanda em estilo colonial e passa a fazer parte de um universo que só conhece pelos discos. São histórias da música brasileira, que fomos ouvindo à medida em que éramos apresentados aos cômodos da casa.

Começamos pelo estúdio, cujo piso em madeira mineira é uma verdadeira percussão. Tanto que foi usado pra gravar o disco “Kaya N´Gan Daya” (2001), de Gilberto Gil. Quem demonstra o poder vindo do chão é o produtor Felipe Rodarte, atual marido de Constança Scofield, viúva de Tom, que administra a Toca até hoje:

O espaço ainda abriga o cantinho decorado com veludo vermelho onde Joss Stone soltou sua bela voz, o violão quebrado de Wander Wildner, a tela produzida durante um show d’O Rappa por Speto e a Virgem de Guadalupe assinada por Fabio Cobiaco, entre tantos outros objetos que ajudam a contar a história da Toca.

Tarde de folga de Joss Stone na tour pelo Brasil

Tarde de folga de Joss Stone na tour pelo Brasil

O estúdio, obviamente, toma boa parte do tempo da visita. Nem tem como ser diferente. Fica difícil resistir diante de tanta guitarra Fender, Gibson e Rickenbacker.

Veja as fotos e, depois, clique aqui, pra terminar de conhecer a Toca do Bandido. E aqui, você ouve discos gravados lá.

Leia mais histórias da Toca do Bandido na NOIZE #63:

Ouça discos produzidos por Tom Capone e gravados na Toca do Bandido, clicando aqui.

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

10/11/2013

Lidy Araujo é uma grande mulher. Porém, louca.
Lidy Araujo

Lidy Araujo