O LP de Aleister Crowley, o mago do rock

22/07/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

22/07/2014

Uma das personalidades históricas mais obscuras e recorrentes entre músicos de rock ao redor do mundo é o ocultista inglês Aleister Crowley (1875-1947). Referências ao seu nome, trechos de sua obra escrita e fotos suas apareceram no trabalho de dezenas de bandas importantes, de Raul Seixas a Beatles, passando por David Bowie e John Frusciante (veja abaixo).

Como se isso não bastasse, foi editado um disco de vinil com gravações que o próprio Crowley registrou nos anos 1910 em cilindros fonográficos. Pela bagatela de £16,49, você pode levar pra casa o álbum que traz poemas recitados, encantamentos e até algumas canções cantadas pelo mago.

*

aleister-crowley_original-wax

Para ter uma noção da relevância de Crowley para o rock n’ roll, separamos alguns exemplos:

David Bowie
Na faixa “Quicksand”, do álbum Hunky Dory (1971), Bowie diz: “Estou mais perto da Golden Dawn, imerso no uniforme de Crowley” (em uma tradução livre). Golden Dawn é o nome de uma ordem mística a qual o ocultista inglês fazia parte.

The Doors
Na contracapa do disco 13 (1970), o primeiro álbum de compilações do The Doors lançado após a morte de Jim Morrison, há uma foto da banda junto a uma pequena estátua de Crowley.

doors_aleister

The Beatles
Um dos discos mais reverenciado da história do rock traz Crowley na capa, junto a dezenas de outros ídolos dos Beatles.

sgt_pepper

The Lords Of The New Church
O ícone punk Stiv Bators, depois de sair do The Dead Boys se separar, formou o grupo The Lords Of The New Church. A nona faixa do disco The Method To Our Madness (1984) é chamada “Do What Thou Wilt”, um dos lemas mais famosos da filosofia criada por Crowley. Em português, essa frase pode ser traduzida como “faz o que tu queres”, o que nos leva ao próximo item.

Raul Seixas
Junto a Paulo Coelho, Raul mergulhou de cabeça em um mundo místico que envolvia estudos sobre a obra de Crowley. Os primeiros trabalhos da carreira solo de Raulzito estão imersos nesta referência que surge em várias músicas. “Sociedade Alternativa” é o exemplo mais óbvio porque é praticamente um manifesto das ideias de Crowley, mas a ideia de que está vindo uma nova era, chamada de “novo aeon”, também era algo que o mago inglês defendia. Novo Aeon (1975) é um dos melhores discos de Raul:

John Frusciante
No disco solo Inside Of Emptiness (2004), o então guitarrista do Red Hot Chili Peppers gravou três músicas influenciado por Crowley: “Emptiness”, “I’m Around” e “666”. O músico declarou que escreveu as faixas enquanto lia uma biografia dele e refletia sobre sua obra.

Jimmy Page

Page na Boleskine House

Page na Boleskine House

De todos os músicos famosos que cultuam Aleister Crowley, nenhum chegou perto do envolvimento de Jimmy Page. Nas primeiras edições de Led Zeppelin III (1970), vinha escrito no disco as frases “Do what thou wilt” e “So mote be it”, ambos lemas de Crowley. Mas muito além de estudar sua obra, o guitarrista do Led chegou a comprar uma mansão onde Crowley morou na beira do Lago Ness, na Escócia. Chamada de Boleskine House, a propriedade permaneceu nas mãos de Page até 2009, quando foi posta à venda. Segundo uma entrevista que o músico deu em 1975, a casa foi construída em cima de um terreno onde havia uma igreja que foi incendiada com seus fieis dentro.

led iii

led-zep-iii-do-what-thou-wilt-inscription

Ozzy Osbourne
As homenagens a Crowley são muitas, mas apenas Ozzy chegou a escrever uma música sobre ele usando o seu nome:

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

22/07/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE