NRC | Do digital para o analógico

10/07/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

10/07/2014

Um músico inglês descobriu como, praticamente, voltar no tempo dos formatos de áudio. Aleksander Kolkowski está transformando CDs em discos com sulcos que são percorridos por agulhas de toca-discos.

Pra fazer isso, Kolkowski modificou uma gravadora Wilcox-Gay Recordette-a de 1950 (parecida com a da imagem abaixo). Ela capta qualquer tipo de som – de um MP3 do computador à performances ao vivo – e reproduz a onda sonora em forma de sulco na superfície do CD. O resultado é um disco de 45 rpm com cerca de 2min50s. O som nunca sai igual à música original, é mais como uma nova versão dela.

*

Wilcox-Gay Recordette Sr_2

Assim como o NOIZE Record Club, Kolkowski quer trazer de volta a experiência sensorial da música tátil. Para ele, o vinil é o nosso desejo de algo físico para segurar com as duas mãos em tempos que a música se tornou algo “invisível”. Esse projeto, chamado CD-Recycled 45rpm, faz parte de um trabalho maior que ele está desenvolvendo, voltado a explorar as limitações do som e possibilidades de transformá-lo.

O músico faz a passagem do digital para o analógico de graça. Algumas pessoas já até pediram para que ele fizesse um negócio comercial com isso, mas não é a intenção de Kolkowski. “Tem algo mágico em tornar o som em um objeto físico, e acho que é por isso que as pessoas se emocionam com o que eu faço”, disse ele. Kolkowski também é colecionador de instrumentos de sopro e corda e gramofones.

Com o NOIZE Record Club, a gente também quer trazer de volta a experiência da música que você pode tocar. Para entrar para o clube e receber discos de vinil exclusivos na porta de casa, clique aqui.

Tags:, , , ,

10/07/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE