Confissões de Tiê em seu novo disco, “Esmeraldas”

24/10/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

24/10/2014

“Eu tenho essa bipolaridade mesmo. Eu tenho um lado fofo e tenho um lado bravo. E acho que isso ficou de certa maneira impresso no disco”. Assim, Tiê nos mostrou como é uma cantora e compositora diferente em Esmeraldas, seu novo disco. “No Sweet Jardim, era uma pessoa começando, se descobrindo, virando cantora e compositora, se assumindo como uma compositora simples. Agora já é uma outra fase. Uma outra cantora mesmo, uma outra pessoa”.

O sweet continua sendo um dos sabores de seu novo disco, mas com uma pegada instrumental mais épica. Você pode adquirir seu Esmeraldas pelo iTunes ou em lojas de discos e livrarias de todo o Brasil.

*

Depois de um álbum super família, A Coruja e o Coração (2011), Tiê volta às suas confissões pessoais em um registro produzido impecavelmente por Adriano Cintra e Jesse Harris. Esmeraldas tem um instrumental pesado e bem trabalhado, com instrumentos de sopro, inclusive. E uma das participações do disco é ninguém menos que David Byrne. O primeiro encontro com o músico foi durante um almoço em Nova Iorque. “Ele me deu um voto de confiança ao entregar uma música dele. Além de ser uma figura incrível, eu cheguei lá dez minutos antes e ele já tava no restaurante, ele foi embora de bicicleta, pequenas coisas assim. Ele é um cara gentil, curioso, ele gosta de saber sobre as músicas novas, ele tem curiosidade de ouvir o que você tem pra falar. Então, só o fato dele ter a humildade e gentileza de ter saído comigo pra almoçar já é uma aula e isso já vale mais do que milhões de conselhos”, contou a cantora em entrevista à NOIZE antes do show de estreia de Esmeraldas no Rio de Janeiro.

Apesar de Esmeraldas não ser um disco tão familiar, Tiê continua caseira. Na capa, ela usa o mesmo sutiã do seu primeiro clipe, “Assinado Eu”. “É engraçado, porque o sutiã é quase uma relíquia, mas eu uso. Eu tento trabalhar com bem pouca maquiagem, tento trabalhar com as minhas verdades”, comentou sobre a capa do disco.

A faixa “All Around You” foi o presente que Byrne deu à Tiê. No fim, a canção acabou ficando colaborativa. “Eu sou uma pessoa que sei falar das minhas questões e dos meus problemas, e [a paranoia] é uma questão que me atormenta, mas é mais difícil pra mim. Então eu chamei o Tim Bernardes, d’O Terno, que é uma pessoa muito esclarecida com letas, tem uma naturalidade incrível, e eu sabia que ele ia se dar muito bem, além dele ter ficado muito feliz de fazer uma parceria com o David Byrne. Então eu complementei a letra e trouxe ela pro meu mundo.”

Em que fase está o namoro dela com o Esmeraldas? “Tô totalmente apaixonada, por enquanto. Depois a gente começa a achar defeitos, cansar, querer outra coisa. Mas acho que vai render bastante”.

Tags:, , , , ,

24/10/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE