NRC | Discos de materiais inusitados

17/07/2014

The specified slider id does not exist.

Powered by WP Bannerize

Revista NOIZE

Por: Revista NOIZE

Fotos:

17/07/2014

Nós somos loucos por LPs, mas tem gente que é mais. Seja para fugir da escassez do vinil nos anos 50 ou para criar uma disco único, essas pessoas criaram bolachões com materiais que você nunca imaginaria. E, sim, eles tocam música.

Alguns podem até não produzir o melhor som do mundo, mas é incrível pensar que você pode ouvir uma canção feita de gelo, ou Raio-X, ou qualquer um dos materiais que nós reunimos abaixo. A maioria desses discos foram possíveis graças à inovações tecnológicas. Surpreenda-se:

*

Madeira

Através de cortes feitos com laser, Amanda Ghassaei conseguiu reproduzir os sulcos dos bolachões de vinil em um disco feito de madeira. No vídeo que você assiste abaixo, ela mostra como é feito o processo que também funciona em acrílico e papel.

O projeto de Bartholomäus Traubeck também envolve madeira, mas é um pouco diferente. Ele criou um toca-discos que consegue traduzir os anéis de crescimento de um corte de árvore em ondas sonoras. Olha só:

Raio-X

Na União Soviética dos anos 50, ao menos que você tivesse um rádio – que era muito caro na época – ouvir o novo disco do Chuck Berry não era tão simples. A solução que os russos encontraram para a escassez do vinil foi fabricar discos feitos de Raio-X, chamados de “bone music”. Eles tocavam apenas de um lado e eram extremamente baratos. O LP era gravado no Raio-X, depois cortado em forma de círculo com uma tesoura de unha e o buraco do centro era feito com um cigarro acesso. O processo todo aparece nos créditos iniciais do filme russo “Stilyagi” (2008), assista abaixo:

Chocolate

O DJ francês Thibaut Berland, conhecido como Breakbot, lançou em 2012 o álbum By Your Side em um disco feito de chocolate. O bolachão toca apenas de um lado e foi vendido por $ 21. O chocolate é da fábrica Gelencser. Será que quem comprou essa delícia ainda tem ela em casa ou a música já derreteu?

Gelo

A criação é da banda suíça Shout Out Louds. Para o lançamento do single “Blue Ice”, eles desenvolveram junto com a agência TBWA apenas 10 edições de um disco 7″ faça-você-mesmo feito de gelo. No kit do single, vem junto uma garrafa de água destilada e um molde pra pessoa fazer o vinil de gelo. Depois de seis horas no freezer, o disco está pronto para tocar.

Vidro

O vidro foi usado anos atrás para fabricar discos. A foto abaixo é de um LP de vidro feito por Alexander Graham Bell há 100 anos que hoje está em exposição no National Museum of American History. Foi usado para gravar um homem dizendo “Mary had a little lamb”.

9de8606efcf0670589485db4b039ac54

No NOIZE Record Club os discos são fabricados de vinil mesmo, mas continuam sendo exclusivos. Clique aqui e entre agora para o primeiro clube de assinatura de LPs da América Latina.

Tags:, , , ,

17/07/2014

Revista NOIZE

Revista NOIZE