
Os discos de vinil voltaram a estar em alta. É no colecionismo que as gerações se encontram – da X ao Z, os apaixonados por música estão aumentando suas coleções de vinis. Para além do pessoal, os discos são parte indispensável do mercado da música.
De 2016 a 2023, as vendas de vinis saltaram de 13,1 milhões para 49,6 milhões, totalizando um crescimento de quase 300% nos últimos oito anos, de acordo com levantamento Music 360, da Luminate Insights. O número total de álbuns de vinil comprados, desde 2016, ultrapassa 200 milhões de álbuns.
Em um momento de crescimento do streaming, os dados impressionam. Um dos responsáveis por esse feito são as lojas de vinil. A pesquisa destaca o papel dos estabelecimentos menores neste feito: 37% de todos os compradores de vinil compraram um álbum em uma loja de discos independentes.
Mercado nas mãos dos Millennials e da Gen Z
A pesquisa da Luminate Insights, publicada em novembro de 2024, mostrou que as lojas independentes foram responsáveis por 40% de todas as vendas de álbuns de vinil e 29% das vendas físicas. O estudo também mensurou o impacto do Record Store Day.
O evento nasceu nos Estados Unidos e ganhou o mundo. O feriado não-oficial dos amantes do vinil é comemorado em abril, com promoções especiais nas lojas e outras atrações para quem gosta de música. Além de uma edição Black Friday, em novembro.
Aumento dos preços: por que os vinis estão mais caros a cada ano que passa?
E, além de medir o quanto a indústria do vinil foi movimentada, a pesquisa Music 360 analisou quem foi responsável por manter o mercado ativo. Segundo os dados levantados, os jovens são grandes compradores de discos de vinil.
Levando em conta os compradores de lojas de vinil independentes, 24% dos consumidores têm 24 anos ou menos, e 41% com menos de 35 anos. Em média, a faixa etária dos maiores consumidores fica entre 35 e 44 anos, com 20%. Com isso, a Geração Z e os millennials se firmam como os maiores consumidores dos bolachões.