Lojas de vinil impulsionam vendas e fortalecem o mercado da música


Por:

Vitória Prates

Fotos: Reprodução/Unsplash

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Os discos de vinil voltaram a estar em alta. É no colecionismo que as gerações se encontram – da X ao Z, os apaixonados por música estão aumentando suas coleções de vinis. Para além do pessoal, os discos são parte indispensável do mercado da música.

De 2016 a 2023, as vendas de vinis saltaram de 13,1 milhões para 49,6 milhões, totalizando um crescimento de quase 300% nos últimos oito anos, de acordo com levantamento Music 360, da Luminate Insights. O número total de álbuns de vinil comprados, desde 2016, ultrapassa 200 milhões de álbuns.

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Em um momento de crescimento do streaming, os dados impressionam. Um dos responsáveis por esse feito são as lojas de vinil. A pesquisa destaca o papel dos estabelecimentos menores neste feito: 37% de todos os compradores de vinil compraram um álbum em uma loja de discos independentes.

Mercado nas mãos dos Millennials e da Gen Z

A pesquisa da Luminate Insights, publicada em novembro de 2024, mostrou que as lojas independentes foram responsáveis ​​por 40% de todas as vendas de álbuns de vinil e 29% das vendas físicas. O estudo também mensurou o impacto do Record Store Day.

O evento nasceu nos Estados Unidos e ganhou o mundo. O feriado não-oficial dos amantes do vinil é comemorado em abril, com promoções especiais nas lojas e outras atrações para quem gosta de música. Além de uma edição Black Friday, em novembro.

Aumento dos preços: por que os vinis estão mais caros a cada ano que passa?

E, além de medir o quanto a indústria do vinil foi movimentada, a pesquisa Music 360 analisou quem foi responsável por manter o mercado ativo. Segundo os dados levantados, os jovens são grandes compradores de discos de vinil.

Levando em conta os compradores de lojas de vinil independentes, 24% dos consumidores têm 24 anos ou menos, e 41% com menos de 35 anos. Em média, a faixa etária dos maiores consumidores fica entre 35 e 44 anos, com 20%. Com isso, a Geração Z e os millennials se firmam como os maiores consumidores dos bolachões.

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Vitória Prates

Fotos: Reprodução/Unsplash

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