
Após sucesso no festival “É Tudo Verdade”, o documentário Ritas chega aos cinemas. A produção traz a última entrevista inédita da cantora Rita Lee. O longa estreia nesta quinta-feira, 22 de maio.
Dirigido por Oswaldo Santana e Karen Harley, Ritas também traz cenas gravadas pela própria cantora e material de acervo, das quase seis décadas de carreira. Na capital paulista, onde Rita nasceu, 22 de maio é comemorado o “Dia de Rita Lee”.
Rita Lee nasceu dia 31 de dezembro de 1947 e escolheu o mês de maio para comemorar seu “novo aniversário”, no mesmo dia de Santa Rita. Para além de um documentário, o filme traz um retrato da vida da própria cantora, em seus últimos anos de vida.
“Sem dúvida, um dos méritos do filme é a condução da própria Rita”, afirma o diretor Oswaldo Santana. “O norte do filme é acompanhar, pelo olhar dela, a intimidade no seu refúgio, é a forma mais verdadeira, direta e amorosa que poderíamos contar essa história”, finaliza – do dia a dia com os pets as filosofias de vida da cantora.
Ritas é uma produção Biônica Filmes, 7800 Productions e Claro. O longa contou com apoio Globo Filmes, DOT Cine, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.
Carreira
Inovação, ousadia e muito humor transformaram Rita Lee em um dos maiores nomes da música brasileira. Ela começou sua carreira ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias na banda Os Mutantes. O coletivo conquistou uma legião de fãs com seu rock’n’roll psicodélico e tropical.
Depois, no grupo Tutti Frutti, vieram grandes sucessos, como “Ovelha Negra” e “Lança Perfume”. Nos gêneros musicais, Rita Lee passou pelo rock, pop e MPB, com experimentações sonoras e visuais à frente de seu tempo.
A carreira solo também deu frutos e sua trajetória rendeu duas autobiografias: Rita Lee: Uma Autobiografia, lançada em 2016, e Rita Lee: Outra Autobiografia, de 2023. A cantora morreu no ano de lançamento do último livro, de câncer de pulmão.
Documentário Ritas
Estreia: 22 de maio de 2025
Direção: Oswaldo Santana e Karen Harley
Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley e Fernando Fraiha
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho
Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes